quarta-feira, 20 de junho de 2012

Notícias da Antiguidade Ideológica



Depois de ler o texto de Cláudio Benito de Oliveira Ferraz - Professor da UNESP - Presidente Prudente, onde ele se "digladiava" com a urgência de sistematizar as fortes impressões que o filme Notícias da Antiguidade Ideológica: Marx, Eisenstein, O Capital (Versátil, 2011), que o cineasta alemão Alexander Kluge provocou com suas quase 9 horas de duração não resisti e, tal como ele, me dediquei a assistir esse magistral e incômodo exercício cinematográfico.

Poesia e teatro, entrevistas e balé, exegese e delírio e os personagens citados no título vão tomando conta de uma trama que só a retomada de Eisenstein poderia provocar. Com o filme ainda passeando pelas retinas confirmei o quão interessante é o texto de Cláudio - o qual, se não me engano, está sendo publicado pela revista de geografia da UFGD (intitulada Entre-Lugar) - o qual, em busca de alguma sustentação, vai em busca de Deleuze e Guaterri, mas, no meu entender, consegue achar dentro de si mesmo a condição necessária para os comentários que desenvolveu.  .

Hoje acessei o texto de Alexandre Pilati (cujo link postei no Twiter) e não vi outra alternativa que convidar a todos a se debruçarem sobre este filme imperdível.
Só como exercício inicial vale acessar um dos trechos disponíveis no You Tube (http://www.youtube.com/watch?v=C3a9FmMyIPg&feature=fvwrel), o qual pode ser uma referência interessante para o que tendemos a chamar de "leitura da paisagem". Convido a todos a acompanhar o video lembrando que, também no You Tube, há outros fragmentos magistrais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário