terça-feira, 29 de julho de 2014

Objetivos pedagógicos - A Geografia das Rochas

Tal como já comentamos na unidade anterior,
a ideia geral do livro é construir conceitos
tendo como ponto de partida algum nível
de observação dos fenômenos, para, a seguir,
colocar em discussão outras variáveis,
novos pontos de vista, novas informações;
obrigando, assim, que conceitos aparentemente
prontos tenham de ser complementados,
revisados, revisitados.
O percurso geral da Unidade 2 se inicia pela
constatação de que muitas são as ideias
relacionadas ao surgimento do planeta e se
encerra identificando a relação entre esse
tipo de conhecimento e a formação
territorial brasileira.
Com base nisso, os alunos podem desenvolver os seguintes objetivos.

Ordenar ideias

O percurso da unidade se faz pela
busca em colocar um grupo de informações
de cada vez e, subsequentemente,
aplicar tais informações
ao reconhecimento das dinâmicas
territoriais (ordenadoras e reordenadoras
das formas do mundo). Os
temas, dessa maneira, permitem que
um número cada vez maior de variáveis
seja colocado em discussão; ao
se buscar algum nível de conclusão,
todo o processo recomeça.

Reconhecer grandezas
muito desproporcionais à
escala humana

Um aspecto pedagógico próprio dessa
unidade é o fato de trabalhar com
temas cuja dinâmica exige milhares
e até milhões de anos para que
possa ser significativa. A formação
do Universo, do planeta, das rochas
e das camadas da Terra requer uma
ordem de grandeza que não se associa,
imediatamente, aos discursos
adolescentes, criando condições de
reflexão e amadurecimento por parte
de alunos nessa faixa de idade.
O mesmo se pode afirmar da magnitude
energética envolvida em cada
um dos processos, tais como no ciclo
das rochas, nos movimentos tectônicos
e na explosão de vulcões.
Estabelecer correlações
entre processos físicos
e sociais
Essa grande reflexão sobre ordens
de grandeza praticamente inimagináveis
por um jovem evidencia a dimensão
e o significado da presença
humana em relação a esses elementos
da natureza.
A unidade se dispõe a colocar tais
informações a serviço de se identificarem
seus imbricamentos com demandas
sociais; é quando atinge, do
ponto de vista pedagógico, seu ponto
mais importante, fundindo tempos e
lógicas diferentes na determinação
das paisagens contemporâneas e,

portanto, de nossas geografias.

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