A primeira unidade desse volume está voltada,
particularmente, a oferecer aos alunos a oportunidade de
desenvolver os seguintes objetivos.
Construir referências
Grande
parte de nossos alunos do
Ensino
Médio não possui referências
culturais
que lhes permita pensar a
diversidade
do mundo sem se perder.
Desmistificar
linearidades
Entre
alunos dos últimos anos do
Ensino
Fundamental, constata-se
frequentemente
a presença da razão
maniqueísta,
isto é, a necessidade de
separar
o certo do errado, o bom do
mau
e assim por diante. Cabe a nós,
professores,
a árdua tarefa de lhes
oferecer
exemplos significativos de
que
esta razão linear nos leva, normalmente,
ao
erro.
Ordenar informações
Na
ordem temática desenvolvida, a
ideia
é dizer quantas pessoas somos,
que
mais da metade de nós vive em
cidades,
mas que isso não é suficiente
para
entender a confusão. Página por
página,
ilustração por ilustração, as informações
vão
se acumulando e cada
uma
delas traz uma nova necessidade
de
leitura e construção conceitual.
Um
aspecto a se levar em conta nesta
e
nas demais unidades é a relação
que
o texto procura criar com as
ilustrações,
principalmente quando
se
trata de mapas. As figuras são
alvo
de comentários e inferências;
mais
do que isso, o desenvolvimento
dos
temas é acompanhado de
diversos
tipos de imagens, de forma
a
garantir que as linguagens relacionadas
à
dimensão espacial se
tornem
cotidianas para os alunos.
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