sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Livro 2 - Unidade 4 – Os continentes e os oceanos

Apresentação da unidade

A última unidade dá continuidade à anterior,
colocando em evidência as questões de ordem escalar,
os fundamentos teórico-metodológicos da
Geografia e um conjunto de exemplos cujo tema
central é a própria existência do Estado nacional –
visto aqui como um dos principais ordenadores da
espacialidade moderna e contemporânea.
O ponto de partida são os continentes e oceanos.
Por meio de uma cartografia relativamente clássica,
são apresentados nomes, localizações, significados
e preconceitos.
Assim, uma vez examinado o fato de nossas leituras
de mundo estarem profundamente enraizadas no
processo de colonização – que, mais uma vez, é evidenciado
pela discussão dos vocábulos e mapas que
estamos habituados a usar como referência – , o texto
põe em debate o significado de Estado, nação e país.
Trata-se, como o próprio tema exige, de um texto
de alta complexidade, que traz para a discussão
amplo conjunto de variáveis em diferentes escalas
e apresenta a origem e a dinâmica dos principais
conflitos armados de hoje.
Cremos que o ponto mais alto do tema é o questionamento
da formação dos Estados nacionais na
Europa central e, em seguida, no continente africano.
Para fechar a unidade (e, com ela, o próprio livro),
as ideias de nação, país e Estado passam a ser
discutidas com base em dois exemplos contemporâneos:
a crise econômica de 2008 e o posicionamento
dos Estados Unidos em relação aos demais
países do mundo.
Em Pausa para pesquisa, abordamos o uso de
dados estatísticos na construção de perfis socioeconômicos
e as aplicações inadequadas desse
recurso, que podem legitimar discursos de intolerância.
Na seção Outros olhares, há a transcrição
de uma entrevista de Mia Couto concedida ao programa
Roda Viva.
Em Preste atenção nos mapas, discutimos o
papel ideológico dos mapas, fazendo referência ao
livro de Moretti (Atlas do romance europeu – vide
Bibliografia comentada) e seu exercício conceitual
de fazer análise literária e política, cuja ferramenta
é a Cartografia.

Objetivos pedagógicos
O principal objetivo desta unidade é aprofundar e, portanto, 
tornar mais complexo o exercício de leitura
cartográfica e de construção discursiva da Geografia

Exercitar a leitura cartográfica
O tema geral (relação Estado, nação, país) possibilitou-nos colocar 
em evidência um sem-número de variáveis e, com elas,
os mapas ficaram mais explícitos, tanto para exercitar o 
reconhecimento da relação entre a legenda e o desenvolvimento

temático como para construir inferências sobre os objetivos
 políticos que se associam a tais mapas.

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