Apresentação da unidade
Esta segunda unidade é continuação direta da
anterior.
O primeiro tema abordado é a construção
e
o desenvolvimento de acordos multilaterais no
continente
americano (assim, concluímos as leituras
sobre
as articulações políticas na escala dos
continentes),
dando especial ênfase ao Mercosul.
Na
continuidade, a unidade explora outras formas
de
articulação política que não têm como critério
básico
para sua constituição a contiguidade
territorial
(relações de vizinhança). Retomamos o
conceito
de rede (não necessariamente de forma
explícita)
para justificar uma mediação teórica sobre
o
significado de região.
É
importante chamar a atenção para o formato
político
de apropriação do continente antártico. Diferentemente
do
modelo básico que estrutura o fim
do
colonialismo europeu, a gestão desse continente,
em
nome da pesquisa científica e sob a égide da
ONU,
é motivação suficiente para que se realcem
os
novos formatos de política criados no século XX.
Por
fim, e procurando retomar temas que foram
abordados
com menos profundidade nos volumes
anteriores,
há um item dedicado especialmente
à
discussão do significado da guerra. Ao rastrear
motivações
e a evolução de alguns dos conflitos
mais
importantes, o tema da indústria armamentista
toma
corpo e merece ser discutido com o máximo
de
detalhes possível.
Na
seção Pausa para pesquisa, apresentamos
um
exemplo de conflito em escala local – a apropriação
de
uma praça de São Paulo revela as dificuldades
de
se construir regras de convivência
no
cotidiano. Em Outros olhares, colocamos a
resenha,
publicada em 2002, de um filme intitulado
Terra
de ninguém. Ele conta a história de dois
soldados
inimigos que se tornam prisioneiros de
uma
condição inusitada: ambos caem no interior
de
uma trincheira abandonada, vigiada pelos dois
lados
em conflito. No comentário sobre o filme, o
autor
da resenha faz, também, uma reflexão sobre
o
cinema enquanto ato político.
No
Preste atenção nos mapas, o mote é o metrô
de
Londres e o mapa elaborado para seus usuários.
Tendo
como foco a necessidade de construir
uma
mensagem que fosse, de fato, compreendida
pelos
usuários, o mapa dispensa informações irrelevantes.
Assim,
similar ao desenho de circuitos
elétricos,
foi criado um esquema que se tornou
modelo
para a maior parte dos sistemas metroviários
em
todo o mundo. Fica evidenciado que
a
Cartografia, como mensagem de consumo de
massa,
exige uma população alfabetizada naquela
linguagem
para que a comunicação seja eficaz,
compreendida
pelo público leitor.
Objetivos
pedagógicos
Os objetivos gerais desta unidade continuam
os mesmos da unidade anterior.
Fornecer informações e
posicionamentos,
aparentemente
contraditórios, que
compõem a realidade
Sujeitos
com interesses aparentemente díspares se juntam
para
conquistar objetivos comuns. Sujeitos com interesses
aparentemente
comuns guerreiam para controlar
as
condições econômicas, políticas e culturais que definem
a
realização da vida de cada um deles.
Possibilitar o exercício
pleno da razão
que permeia a vida
adulta
A
apresentação de um problema já se faz na forma de
conceito;
na sequência, apresenta-se um amplo conjunto
de
variáveis cujo objetivo central é, na constituição da
dúvida
sistemática, reconstruir os conceitos originalmente
apresentados.
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